Escolhemos para realizar esse trabalho o Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu,que hoje trabalha somente com a modalidade de Ensino Médio assumindo a responsabilidade de ofertar o ensino médio a cada cantinho do município de Jacaraci.
O Projeto Político Pedagogico deste Colégio visa a construção de uma sociedade democrática e igualitária que tem como base a educação de uma nova geração desprovida de preconceitos e verdadeiramente consciente de sua cidadania, sua participação na estrutura social e diante das transformações que desejamos para essa sociedade.
Com o olhar da educação sob este prisma a direção, corpo docente e funcionários do Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu alia-se a toda a comunidade no intuito de intervir na sociedade. Através de um ato pedagógico humanista, alicerçada nas necessidades de cada educando que considere os aspectos psicológicos e fisiológicos que contribuem para a construção cognitiva onde a educação é uma mediadora entre o individuo e seus horizontes.
O objetivo principal da elaboração deste documento por uma instituição educativa não está ligado apenas às exigências legais ou aos aspectos relacionados ao cumprimento de sua formalização textual, mas, sim, à qualidade conseguida ao longo do processo de sua elaboração, uma vez que o PPP somente se constituirá em referência para as ações educativas se os sujeitos da comunidade escolar se reconhecerem nele, para referendá-lo como tal.
Nos atuais tempos de globalização, a tarefa de educar está muito dividida, a família, comunidades religiosas e culturais, os meios de comunicação, além de outras tecnologias como a internet, formam um conjunto de transmissores de informações que auxiliam na formação intelectual do educando. Entretanto, embora essa fragmentação exerça uma democratização maior no ensino é à instituição escolar que cabe o papel de educador. Entendendo esse sistema pode-se dizer que a educação vem sofrendo mudanças sendo prioridade hoje a construção de uma sociedade democrática e igualitária, que tenha por base a educação de uma nova geração, desprovida de preconceitos e verdadeiramente consciente de sua cidadania.
Para além de um ambiente de formação científica, a escola da atualidade precisa estar atenta à formação ética e moral de sua clientela, sem estagnar suas metodologias. É necessário estar atento às transformações também no mundo tecnológico e adotar estes recursos como aliados atrativos para nossas aulas.
É o papel da instituição escolar interferir e transmitir o conhecimento adquirido ao longo dos tempos, isso além de sua função social, é claro, agora as alternativas de como este conhecimento precisa ser adquirido é um grande desafio para a escola de hoje, tornar este conhecimento atrativo e fascinante seria uma ótima alternativa, chamar estes indivíduos à consciência de suas capacidades e é claro valorizando, desenvolvendo as múltiplas inteligências “Na sociedade da informação a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar de conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer uma formação geral na direção de uma educação integral “ Gadotti 2000).
A visão da Escola é serem reconhecidos como uma escola eficaz, em nível de aprendizagem e aprovação, contribuindo para a formação integral do ser humano.
A missão da escola é oferecer um ensino de qualidade e formar cidadãos críticos, responsáveis, atuantes como agentes transformadores na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.
A escola precisa ter respeito aos aspectos emocionais, afetivos e mesmo ao desenvolvimento físico de seus alunos, suas múltiplas inteligências, para proporcionar um equilíbrio entre corpo, mente, sentimentos, aspectos indissociáveis e com importantes funções na formação integral dos educandos.
Aprender a lidar com suas emoções dentro e fora da escola também é parte da educação favorecendo a organização social e consequentemente os interesses pela busca do conhecimento, seria a associação entre o racional e o emocional favorecendo os aspectos cognitivos.
Essa mudança de paradigmas dentro do ambiente escolar de melhores condições de aprendizagem é como um processo elaborado conjuntamente entre o potencial genético e fatores ambientais que possibilita o estímulo de competências, o que hoje é papel fundamental da instituição escolar, a mera transmissão de conhecimentos não atende mais as necessidades do mundo atual, desenvolver competências. A tarefa do professor hoje é lidar com construção do conhecimento e sua aplicação em situações-problema que mobilizem os alunos a requerer ações específicas associadas à competência que se quer desenvolver.
O objetivo da escola é ser um espaço no qual os alunos adquiram compreensão de seu mundo e de seu tempo, sendo preciso, para tanto, organizar os processos de aprendizagem e otimizar o uso do tempo, facilitando a ocorrência do trabalho coletivo e propiciando o desenvolvimento de suas múltiplas inteligências.
O professor é peça chave nesse processo, a interação entre professor e aluno, a linguagem utilizada, as metodologias, sem dúvida, são meios. Agora que podemos diversificar e envolver um grupo de pessoas, de conteúdos e metodologias temos como resultado as reais situações que envolvem a importância do conhecimento, tornando-o mais atrativo e consequentemente mais significativos.
A equipe de professores e gestores do Colégio Zuleide, tem a preocupação em estar, ao longo do ano letivo, promovendo projetos interdisciplinares que desenvolvam habilidades artísticas nos nossos alunos; trabalhamos com projetos vindos da secretaria de educação como a AVE (projeto que busca através da arte despertar o interesse dos alunos às disciplinas), o FACE (trabalha a inteligência musical dos alunos) o TAL (projeto de produção textual, que muito estimula a leitura). Os jogos escolares, também um projeto proposto pela secretaria do estado e adotado pelo colégio, estimula sobremaneira a parte de educação física e mesmo o desenvolvimento cognitivo destes. Também é uma preocupação da escola colocar em prática, questões importantes como a lei 11.645 “Estudos afro-descendentes e indígenas”, que são inseridos nas disciplinas: Literatura, Redação, História, Sociologia, Filosofia e Atualidades, têm a finalidade de trazer para perto dessas pessoas a história de nosso povo e as diferentes origens de nossa formação.
Além desse trabalho temos projetos de trabalhos que estão voltados a nossa realidade e as dificuldades dos alunos, como projetos de estímulo à leitura, e que contemplam valores morais e datas importantes de nossa cultura.
A família, durante muito tempo, não foi objeto de estudos, no entanto é na instituição familiar que vivenciamos a primeira forma de amor com que se tem contato na vida. É nela que nos humanizarmos, valorizando esse relacionamento e esse sentimento, vamos transmiti-los aos nossos filhos.
Os papéis da família e da escola modificaram-se ao longo das décadas. A principal diferença refere-se à transmissão do conhecimento, pois antigamente, essa transmissão dava-se apenas na escola, destinada à transmissão dos conhecimentos acumulados pela sociedade, valores e padrões de comportamento eram ensinados pela família. É certo afirmar que para que os alunos sejam bem sucedidos na escola, precisam estar bastante motivados, tanto para permanecerem como para realizarem todas as tarefas exigidas. Este sucesso decorre, entre outras coisas, da motivação que esta relação consegue. A motivação desperta o interesse do aluno e o aprendizado ocorre satisfatoriamente, mas para que este fato concretize-se é necessário o desejo das duas instituições.
No entanto, a instituição família tem recebido pouco investimento das pessoas, até pela falta de sentido que a reveste nos dias de hoje, em que o consumismo reina soberano e até as leis ajudam na sua fragmentação. A instituição social mais tem colaborado na extinção do que na promoção da família.
Atualmente, a família tem passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos e espera que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento, desde boas maneiras até hábitos de higiene pessoal. Justificam alegando que trabalham cada vez mais, não dispondo de tempo para cuidar dos filhos. Além disso, acreditam que educar em sentido amplo é função da escola. E, contraditoriamente, as famílias, sobretudo as desprivilegiadas, não valorizam a escola e o estudo, que antigamente era visto como um meio de ascensão social.
Dentro da instituição Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu temos uma proposta de integração entre a comunidade escolar e as famílias que dela fazem parte, por meio de reuniões, participativas de atendimento individuais procuramos colocar os pais a parte da vida escolar de seus filhos, e por meio de projetos que são executados de forma expositivas aproximá-los das descobertas de talentos deste.
O contato entre a família e a escola é questão primordial, convém cuidar e fazer funcionar, seja ele informal, o que permite conhecimentos progressivos dos nossos professores e alunos e ajudam a tranquilizar os pais e verem ao colégio com segurança, de que escola e família poderão estabelecer critérios educativos comuns, em algumas situações apresentando a necessidade de estabelecer determinados acordos que favorecendo a transição que existe nessa fase onde estes educandos ainda estão em dúvidas sobre ser crianças ou adultos. A participação das famílias pode ser benéfica para a escola, aproxima os dois mundos, favorecendo aprendizagens mútuas, nas quais cada pessoa pode trazer uma experiência, um saber, uma maneira de fazer diferente e enriquecedora, esta participação nunca deverá gerar confusão sobre as funções, havendo sempre a priori o desenvolvimento desses adolescentes, melhorando a tarefa educativa dos pais e educadores.
É conveniente favorecer um clima harmônico entre escola e família, com a troca de experiências educativas, que buscam a socialização em determinados valores, a promoção das capacidades cognitivas, artísticas e que promova um equilíbrio pessoal cuidando sempre do bem-estar físico e psíquico favorecendo o desenvolvimento dos alunos do nosso educandário.
Dentre as ciências humanas, a geografia possui a particularidade de ser uma ciência de síntese, já que tem por objetivo de estudo principalmente as relações entre a sociedade e a natureza; entre o homem e o meio geográfico que o condiciona e que é, concomitantemente, por ele produzido e transformado. O espaço geográfico é cada vez mais, espaço social, ou em outras palavras, espaço historicamente criado na medida em que se amplia o domínio do homem sobre as condições naturais.
Se por um a lado o maior domínio do homem sobre a natureza significou a abertura de novos horizontes no que se referem às possibilidades de se produzir riquezas e bens materiais, esse fato colocou, por outro lado, enormes desafios diante de nós e das próximas gerações. A degradação do meio ambiente deixa como conseqüência indesejável, o avanço das sociedades urbano-industriais. Como conciliar o crescimento econômico e aumento da riqueza material com a proteção das condições ambientais, é um desafio ao homem. A manutenção e mesmo ampliação das desigualdades sociais e a exclusão de grande parte da humanidade do acesso aos benefícios do progresso tem de ser necessariamente a contra partida do progresso técnico? Em suma, que tipo de futuro e de sociedade queremos construir? Essas são algumas das questões que o estudo geográfico coloca diante do aluno fazendo com que ele reflita criticamente sobre o mundo em que vive. As competências e habilidades são;
- Estabelecer relações de ordem, de contradição e complementaridade dos processos ambientais, econômicos, sociais, políticos e culturais das mais diversas realidades histórico-culturais;
- Explicar as transformações provocadas pela revolução técnico-cientifica e pelo desenvolvimento da sociedade urbano-industrial, relacionando-as com os impactos ambientais, com a globalização da economia e a atuação do capital financeiro e das grandes corporações internacionais;
- Analisar o arranjo geopolítico mundial em diferentes contextos históricos, associando e diferenciando sistemas político-econômicos e o papel dos Estados nacionais e dos organismos internacionais;
- Reconhecer e contextualizar grupos étnicos, culturais e sociais, respeitando as diferenças e destacando o Brasil, os países europeus e africanos, os EUA, a Rússia, a China, o Japão e países do sudeste asiático;
- Inferir e julgar opiniões/pontos de vista de interesses geográficos expressos em diferentes tipos de linguagem, identificando e caracterizando interlocutores, épocas e lugares;
- Utilizar diferentes escalas de tempo e espaço para explicar e criticar a relação sociedade/natureza, os padrões de saúde e o desenvolvimento das populações urbanas, manifestando-se por escrito, apresentando proposta e agindo;
- Desenvolver noções de território, lugar, naturalidade, nacionalidade, patrimônio, cultura como elementos constituintes de identidade cultural;
- Analisar as relações de poder das práticas sociais no espaço de vivência, associando as referências locais com outros lugares de culturas e economias diferentes, numa visão regional, nacional e planetária;
- Priorizar o desenvolvimento de habilidades, tais como; leitura e interpretação de textos, gráficos, mapas e fotografias, estabelecimento de relações entre informações, análises e sínteses, criticidade, representação do espaço, produção de gráficos, orientação e localização de fatos e fenômenos;
- Criticar o consumo espacial das paisagens locais/ nacionais/ mundiais pelo turismo predatório, argumentando sobre formas alternativas de uso/consumo das paisagens pelo lazer;
- Relacionar as implicações da revolução tecnocientífica, avaliando a participação e organização da comunidade nos movimentos sociais nas cidades e no campo, tendo como referências: trabalho, emprego, desemprego, consumo, consumismo, políticas públicas e ambientais;
- Relacionar a origem dos conflitos no uso do território e na gestão de seus recursos com situação de desigualdade do desenvolvimento econômico e social, avaliando as políticas públicas utilizadas para resolvê-los;
- Compreender a hierarquização territorial de acordo com a escala e sua organização administrativa em: bairro, cidade, região, estado, nação até a totalidade planetária.
- Analisar alternativas possíveis para combater a exclusão social, tomando como referência parâmetros da sustentabilidade política, social e ecológica.
0 comentários:
Postar um comentário