O Topônimo surgiu em razão da existência de um rio, às margens do qual se encontra um barro chamado Jacaracica, porém encontra-se uma segunda definição na língua tupi-guarani, vertente ou manancial curto, antigamente conhecida como rio de pequeno curso. A lei estadual nº 464, de 19 de agosto de 1902, deu-lhe a denominação de Jacaracy (Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, p.284).
O Município de Jacaraci teve sua origem no povoado de Almas benditas de Nossa Senhora da Boa Viagem, pertencente ao Município de Caetité onde, nos princípios do século XIX, foi erguida a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, filiada à freguesia de “Nossa Senhora do Rosário do Gentio”.
Em 1849, politicamente, o distrito do Gentio pertencia ao termo Vila Nova do Príncipe de Santana de Caetité, comarca de Jacobina. Mas a jurisdição de sua paróquia, neste ano, tornava-se autônoma, administrando toda essa região até o limite de Minas Gerais.
Pertenciam à Paróquia da Freguesia do Gentio os Municípios de São João da Gameleira (Pindaí), Vila de Duas Barras (Urandi), Vila das Almas (Jacaraci), Vila Bela das Umburanas (Guiripá), Vila da Boa Vista de Jacaraci (Mortugaba) e Vila de Licínio de Almeida.
Foi criado o Distrito em 1857, pela Lei Provincial nº 657 de 16 de dezembro.
A Lei Provincial nº 1958, de 07 de junho de 1880, criou a vila e municípios de Almas, ocorrendo sua instalação em 25 de abril de 1885, porém antes da criação da Vila de Nossa Senhora da Boa Viagem, Jacaraci, como é conhecida atualmente, foi habitada por indígenas e por moradores de uma fazenda e um povoado, conforme documentos do século XVIII[1].
Em virtude da Lei Estadual nº 464, de 19 de agosto de 1902, o município e seu distrito-sede passou a denominar-se Jacaraci, figurando aquele na divisão administrativa do Brasil referente a 1911. Nesse ano, o Município de Jacaraci compunha-se apenas do distrito-sede.
Em 1933 o Município de Jacaraci subdividiu-se em dois distritos, o da sede e o do Rio das Palmeiras (hoje Paiol), verificando-se o mesmo nas divisões territoriais de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937
No decorrer de sua história, Jacaraci teve seu território desmembrado para formar os municípios de Mortugaba e Licínio de Almeida. Atualmente, o Município de Jacaraci se compõe de três distritos: o da Sede, Irundiara e Paiol e dois povoados: Itumerim e São José.
1 comentários:
Embora eu não tenha nascido em Jacaraci (Nasci em Lucélia estado de São Paulo), eu amo essa bela cidadezinha do sudoesta da Bahia. Em jacaraci estão minhas raízes mais profundas, ali nasceram meus pais. Amo essa terra com suas montanhas as vezes cobertas pelo nevoeiro, riscado pelos raios de sol do amanhecer. Jacaraci estará para sempre cravada em meu coração, te amo.
Postar um comentário