A Lei nº 363, de 14 de novembro de 1980, cria os símbolos municipais de Jacaraci: brasão municipal, bandeira municipal e hino municipal.
De acordo o Decreto-Lei nº 72, de 31 de março de 1947, estabeleceu dois feriados municipais: o primeiro 07 de junho referente que marca a emancipação político-administrativa do município (Aniversário da cidade) e o dia 08 de setembro para culto à padroeira da freguesia (Padroeira do Município).
As festas juninas constituem verdadeiras tradições no município, entre elas: Santo Antonio (13 de junho), São João (14 de junho) e São Pedro (29 de julho), sendo esse último prestigiado nas festas da Sede do Município e considerado feriado municipal.
O reisado, tradição que junta à população e visitam casas onde cantam os reis no 1º de janeiro e encerra no dia 06, dia dos Santos Reis.
O Município possui os seguintes circuitos turísticos:
Morro do Chapéu: Com 1.500 metros de altitude em relação ao nível do mar, é um dos picos mais elevados da Bahia. Na localidade podem ser observadas diversas ruínas de garimpo de ouro e diamante. O morro está situado em uma significativa extensão da antiga região das Minas Novas do Fanado e, em seu pico encontra-se o Cruzeiro com o Cristo Morto. No Morro do Chapéu nascem os rios Gavião e Verde Pequeno; e na parte oeste do morro se encontra o povoado de São José.
Pedra Furada: é uma nascente de água de grande volume, que, de tanta a correnteza bater, fez-se um furo na rocha. Predomina no local a vegetação catingueira, com existência de grande quantidade de pequizeiros (vegetação do cerrado). A pedra Furada situa-se entre a cidade de Jacaraci e o Morro do Chapéu.
Boca do Impossível: Garganta formada pelo Rio Verde Pequeno cujas águas deslizam num corte natural e profundo, na Serra Geral, com paredes que medem aproximadamente 30 metros de altura, 40 metros de cumprimento e 3 metros de largura. Para os turistas é considerado o local mais lindo do Município, pois encontram: água limpa, clima fresco, vegetação, canto de pássaros, pouca presença humana, frutas silvestres, céu azul e muita sombra. No local existem pinturas ruprestes.
Vale das Sempre Vivas: São pequenas flores típicas das serras do Espinhaço, geral e Chapada Diamantina, só encontrada nessa região. Situa-se nas proximidades do Cruzeiro e da Gruta de Nossa Senhora, pico do Morro do Chapéu, é uma das paisagens mais belas encontradas no cenário rochoso.
Areia Branca: jazida de areia branca em Jacaraci é uma das atrações natural, um dos mais importantes patrimônios públicos do município, tema de poesia de Patrício Guerra “O morro da Areia Branca”.
Capelinha do Cruzeiro: situada no alto da Vila de Jacaraci, onde ocorre na 1ª semana de agosto a Festa do Bom Jesus do Monte, localização privilegiada para uma visão panorâmica da cidade de Jacaraci.
Nascente do Banheirão: A nascente de água que originou o Banheirão é uma das mais importantes para o sistema de abastecimento doméstico da cidade, bem como do cenário paisagístico da sede do município. A água brota das entranhas da serra, em um capão de mato historicamente preservado para manter a qualidade e a quantidade de água.
Rio Gavião: encontra-se na região leste do município, abrangendo a nascente do rio e a sua foz. Sua extensão é de 80 quilômetros.
0 comentários:
Postar um comentário